Embora algum estresse no local de trabalho seja normal, o estresse excessivo pode interferir com sua produtividade e desempenho, afetando sua saúde física e emocional. Podendo até significar a diferença entre seu sucesso e frustração no trabalho. Seja qual for o seu trabalho, responsabilidade ou ambições, existem passos que você pode tomar para se proteger dos efeitos nocivos do estresse e melhorar sua satisfação no trabalho.
1. Acompanhe os fatores
Mantenha um diário por uma semana ou duas para identificar quais situações criam mais estresse e como você responde a eles. Registre seus pensamentos, sentimentos e informações sobre o ambiente, incluindo as pessoas e circunstâncias envolvidas, a configuração física e como você reagiu. Tomar notas pode ajudá-lo a encontrar padrões entre os causadores de estresse e suas reações a eles.
2. Desenvolva hábitos saudáveis
Em vez de tentar lutar contra o estresse com fast food ou álcool, faça o melhor para fazer escolhas saudáveis quando você sente a tensão aumentar. Fazer exercícios é uma ótima saída, assim como o yoga também pode ser uma excelente escolha. Qualquer forma de atividade física é benéfica. Também priorize um tempo para passatempos em suas atividades favoritas, seja assistindo uma novela, indo a shows ou se reunindo com família e amigos. Certifique-se de reservar o tempo para coisas que lhe trazem prazer.
Obter o sono de boa qualidade também é importante para o gerenciamento efetivo do estresse. Construa hábitos de sono saudáveis, limitando a ingestão de cafeína no final do dia e minimizando atividades estimulantes, como o uso de computador e televisão, de noite.
3. Configure os limites
No mundo digital de hoje, é fácil sentir pressão para estar disponível 24 horas por dia. Estabeleça alguns limites de vida profissional para você. Isso pode significar fazer uma regra para não verificar o email de casa a noite ou não atender o telefone durante o jantar. Criar limites claros entre o trabalho e a vida pessoal pode reduzir o potencial de conflitos entre os dois setores.
4. Recarregue suas energias
Quando possível, reserve um tempo para relaxar e descontrair. Sua volta ao trabalho será muito mais eficiente. Quando não conseguir tirar tempo, experimente desligar o seu smartphone e concentrar em atividades não relacionadas ao trabalho por um tempo.
5. Aprenda a relaxar
Técnicas como meditação e exercícios de respiração profunda pode ajudar a diminuir o estresse. Comece tomando alguns minutos por dia para se concentrar em uma atividade simples, como respirar, andar ou desfrutar de uma refeição. A habilidade de poder se concentrar propositalmente em uma única atividade sem distração ficará mais forte à medida que você praticar!
6. Fale com seu supervisor
Os supervisores normalmente acreditam que funcionários saudáveis geralmente são mais produtivos. A finalidade de falar com ele(a) não é apresentar uma lista de queixas, mas sim criar um plano eficaz para gerenciar os fatores que causam estresse que você identificou utilizando a primeira dica, para que você possa realizar seu melhor no trabalho. Você pode aproveitar e esclarecer o que eles esperam de você, obter recursos necessários ou apoio de colegas, enriquecendo seu trabalho para incluir tarefas mais desafiadoras ou significativas ou fazer alterações no seu espaço de trabalho físico para torná-lo mais confortável e reduzir a tensão.
Se você continuar a sentir-se sobrecarregado pelo estresse no trabalho, uma opção é procurar ajuda médica, como conversar com um psicólogo, que pode ajudá-lo a gerenciar melhor o estresse. Infelizmente, o estresse relacionado ao trabalho não desaparece simplesmente quando você retorna ao seu lar no final do dia, e quando o estresse persiste, isso pode afetar sua saúde e bem-estar.
Talvez nem sempre seja possível evitar as tensões que ocorrem no trabalho. No entanto, você pode tomar medidas e utilizar algumas dessas estratégias para gerenciar o estresse e obter um cotidiano de trabalho com maior bem-estar e produtividade!