9 maneiras para permanecer positivo

Ouvimos com certa freqüência sobre a importância de se manter positivo diante diversas situações para alcançar a qualidade de vida que tanto buscamos, seja profissionalmente, pessoalmente ou nos relacionamentos. Pensando no bem estar da equipe Kowa, vamos compartilhar 9 dicas da escritora e palestrante de auto-ajuda Anne Jones. Ela viaja o mundo para divulgar suas ideias para ajudar milhares de pessoas a se manterem positivas.

1. Evite fofocas no ambiente de trabalho

Ou melhor, evite qualquer conversa negativa dentro e fora do trabalho. Seja sobre os colegas, chefe, ou sobre notícias ruins sobre o mundo. Jones explica que por mais tentador que seja não entrar em tais debates, é a melhor coisa que podemos fazer, pois além de drenar nossas energias, fofocas nunca trazem soluções para os problemas. 

2. Crie uma bolha mental

Parece fácil falar, mas é possível. Fazemos isso praticamente todos os dias quando entramos no chuveiro. Simplesmente relaxamos a nossa mente e não absorvemos nada.

Em momentos que sentir muita negatividade ao seu redor, Jones aconselha que você diga para você mesmo: “Estou tirando minha energia desta situação.” Você só vai saber se este exercício realmente funciona se colocar em prática.

3. Evite argumentos

Em quase todos os relacionamentos, existem argumentos, porque afinal de contas, cada um pensa de uma maneira diferente em diversos assuntos. Porém, Jones aconselha: “Quando puder, dê um passo para trás e opte por não argumentar, pois normalmente, a argumentação drena energia.” Na maioria dos casos, uma boa argumentação não faz com que o outro mude de ideia ou pense exatamente como você, e você percebe que argumentar não vale a pena.

4. Deixe de seguir pessoas negativas em suas redes sociais

Conhece aquela pessoa que está sempre reclamando sobre a vida, o país, as pessoas nas mídias sociais? Discretamente, deixe de seguir o perfil dela, ela não será notificada por essa ação e você não é obrigado(a), certo?

Envolva-se com pessoas que fazem você se sentir bem e otimista sobre a vida, seja online ou offline!

Não deixe de ler: 5 hábitos de pessoas felizes 

5. Pare de culpar o mundo e a todos

Jones recomenda que você faça uma pergunta simples quando você ouvir uma notícia ruim, “Isso vai me afetar diariamente?” Se a resposta for não, a culpa não é sua e você não tem influência naquilo que está acontecendo Em vez disso, concentre-se em ajudar ou contribuir em pequenas atitudes que estão ao seu alcance!

6. Aprenda a ter senso de humor

Aprenda a ver o lado engraçado de tudo, mesmo quando algo não sair da maneira que você esperou.

Quando alguém te abalar no trabalho ou chover no caminho para a praia. Saiba lidar com tudo isso de maneira leve. Não leve tudo tão a sério. 

7. Queime a negatividade

Jones sugere que você escreva uma lista de tudo aquilo, que te incomoda (medos, ansiedade, passado, emoções) e você não tem controle sobre, em um pedaço de papel e depois queime! Ela garante que isso pode te ajudar, energeticamente.

8. Veja o quadro todo

É extremamente importante solucionar problemas que vêm diariamente, seja no trabalho ou em sua vida pessoal. Porém, não foque seus pensamentos neles. Veja a imagem de tudo.

Por exemplo, você falhou em uma tarefa em seu trabalho, saiba como solucionar isso e não seja absorvido(a) apenas por esse problema. Não deixe de ver o quadro todo de sua vida. As férias, aquele passeio, o sorriso do seu filho, os planos do final de semana, etc. 

9. Lembre-se, você está no comando

Você escolhe quais jornais ler, quais notícias ler, quais meios de comunicação seguir pelas mídias sociais, as atividades que você faz, as pessoas com quem você compartilha seu tempo e energia. Jones complementa dizendo: “Você é responsável por seus pensamentos, sentimentos e atitudes.”

Fonte de pesquisa:
http://www.businessinsider.com/how-to-stay-positive-2017-4/#9-remember-you-are-in-charge-9