3 Hábitos de líderes de sucesso

Liderar uma equipe nem sempre é fácil, mas é essencial para o envolvimento e produtividade dos funcionários/companheiros de equipe. Jeff Weiner, CEO do LinkedIn, compartilha 4 conselhos e práticas para uma ótima liderança.

1. Valorize-os

Há inúmeras maneiras de valorizar liderados. Seja sendo flexível para que possam trabalhar remotamente, oferecendo ferramentas para produzirem seus trabalhos; dando liberdade para expressarem suas ideias e opiniões, sem reprimi-los; reconhecendo-os quando fazem um ótimo trabalho; dando sábios conselhos quando falharem; ou apreciando-os sempre que possível.

Mais do que reconhecer quando o trabalho é bem feito, apreciar é procurar as qualidades dos outros, enxergar seus potenciais, sendo sincero e específico sobre o que você aprecia e por quê.

Weiner diz: “Ao ver seu liderado fazendo algo errado, você corrige-o imediatamente, certo? Da mesma forma, encoraje-os com palavras de incentivo e apreciação quando eles fizerem um ótimo trabalho. O reconhecimento e a apreciação traz o melhor de cada um deles.”

2. Escute-os

De acordo com Weiner, “líderes eficazes sabem que a boa audição é uma arte.” Para isso, aconselha líderes a ouvir com atenção o que os liderados tem a dizer, sem distrações, evitando pensar em termos de “certo” e “errado”.

Entenda o pensamento do outro, assim como seus motivos. Concentre-se em aprender e enxergar através de outras perspectivas e melhore a compreensão em diversas situações.

3. Inspire-os

De acordo com Weiner, inspirar não significa impressionar as pessoas com a sua formação, com o que você sabe, com o quanto você é bom. Ninguém está interessado nisso.

Weiner explica: “Inspirar é: Reservar um tempo na sua agenda para ajudá-los a solucionar algum problema; ter a mente aberta para novas ideias; assegurar que os liderados têm sua proteção mesmo cometendo erros; ser o exemplo daquilo que você exige deles; e demonstrar humildade acima de tudo. Em outras palavras, líderes se preocupam com ação em vez de posição.”

Fonte de pesquisa:
https://www.inc.com/justin-bariso/it-took-linkedins-ceo-just-a-few-words-to-drop-the.html