Coisas simples que você pode fazer todos os dias e melhorar sua memória.

 

O que fazer para manter a memória em bom estado de funcionamento? Já encontrou alguém e durante a conversa não lembrou o nome? Esqueceu de responder um e-mail importante? Com a correria, o cansaço mental e as diversas tarefas que precisamos realizar, é comum esquecer algo. No entanto, pequenas atitudes diárias podem ajuda-lo a melhorar sua memória:

Repetição

Repetir as coisas em voz alta pode ajudar gravar informação na memória. Quando for apresentado para alguém, repita em voz alta o nome da pessoa. Segundo especialistas, quando você repete informações, fortalece os caminhos neurais que o ajudarão a recuperar essa informação no futuro.

Socialização

Interagir é uma forma de estimulação mental. Pessoas socialmente ativas têm uma biologia do cérebro mais saudável, apesar de sua idade e muitas vezes, realizam melhor tarefas que exigem memória.

Concentração

A memória funciona melhor quando a atenção se concentra completamente nas informações que está tentando lembrar. Fazer várias coisas ao mesmo tempo podem diminuir a concentração. Um exemplo disso é  pensar na lista das compras, procurar a chave do carro enquanto verifica as mensagens no celular.

Descanse 

Quando estamos relaxados nossa mente também desacelera e permite concentrar melhor. Os exercícios como respiração profunda, meditação e caminhadas são técnicas úteis para o relaxamento.

Anote as coisas

Criar o hábito de anotar os compromissos permite que as tarefas e preocupações fiquem registradas fora da cabeça, assim deixará de fixar nelas, aproveitar melhor o dia e concentrar apenas no que for necessário.

 

Fonte: Business Insider