Os benefícios da comunicação efetiva no trabalho

Comunicar de forma efetiva significa muito mais que falar bem.  Na prática,  comunicação efetiva é aquela em que o colaborador sabe organizar as informações que deve filtrar ou repassar de maneira eficiente. Além de ajudar harmonizar o ambiente, traz excelentes resultados de curto, médio e longo prazo à empresa e funcionários. Veja alguns benefícios da comunicação efetiva no trabalho:

 Comprometimento

Quanto mais aberta e franca for a comunicação entre os colaboradores na empresa, mais eles irão criar um laço de confiança e segurança. Transformando-os em uma mesma equipe com objetivos em comum.

 Harmonia

Com uma comunicação positiva muitos conflitos são evitados. Saber se comunicar de maneira objetiva, podem evitar mal-entendidos e conflitos.

Decisões positivas

Comunicar com eficácia permite que o gestor acompanhe os problemas que estão acontecendo ou de algo que está dando certo. Assim, poderá tomar decisões mais acertadas.

 Liderança

Saber delegar tarefas é fundamental para que as atividades sejam realizadas corretamente. Com uma comunicação eficiente, a informação é completa e inclui o que é preciso fazer e como deve ser feito. É importante que todos estejam em sintonia e com o mesmo objetivo: o sucesso da empresa e dos seus profissionais.

 

Fonte: jrmcoaching.com.br