Dicas para driblar a timidez no trabalho

Sair da zona de conforto e não ter medo de enfrentar desafios são os primeiros passos para driblar a timidez no ambiente de trabalho. Confira abaixo dicas de especialistas para lidar melhor com a timidez:

Evite o medo

Em alguns casos, esse traço na personalidade pode se tornar um dos piores vilões da carreira de qualquer profissional. Mas, segundo especialistas, “quem alimenta a timidez somos nós mesmos”. As pessoas mais retraídas, constroem uma imagem de si mesmas extremamente negativa e pessimista.

Autoconhecimento

Segundo Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori, é válido durante esse processo de mudança interior conversar com pessoas próximas, participar de aulas de oratória ou até fazer terapia. “A partir da percepção dos outros, ela pode perceber que tem qualidades. Isso gera conforto”, diz o especialista.

Desafie-se

De acordo o consultor organizacional Eduardo Shinyashiki, é preciso se comprometer consigo mesmo. Na prática, assumir um compromisso pessoal como ir ao cinema ou ler um livro, são alguns exemplos. Então, cumpra cada um deles – sem exceções.

Persistência

Aprender a lidar com a timidez exige tempo e consciência dos próprios limites. Segundo Passadori, o processo é similar com as fases para aprender a nadar. “Você começa nadando no lado raso da piscina, depois arrisca pelas beiradas, você vai treinando devagar”, diz. “É um processo gradativo”. Exercite expressar sua opinião com seus colegas mais próximos, e aos poucos, com segurança, compartilhe suas ideias com seu chefe.

Busque apoio

Caso sinta que a timidez esteja atrapalhando seu convívio e desempenho no trabalho, vale buscar também apoio profissional que pode se materializar em desde terapia até cursos de oratória ou teatro – ou outra atividade do tipo.

Lembre-se: Tentar superar a timidez em algumas situações não significa deixar sua personalidade de lado. Ao contrário. “A pessoa continua sendo ela mesma, mas de uma maneira ampliada”, diz Reinaldo Passadori.

 

 

Fonte: https://exame.abril.com.br