Falha de comunicação no ambiente de trabalho

Muitos equívocos e até mesmo muitos imprevistos podem ser evitados no ambiente de trabalho quando há uma atenção maior para evitar falhas de comunicação.

Existem vários tipos de falhas de comunicação, que pode partir desde a alta gestão da empresa, ou do próprio setor de comunicação e/ou recursos humanos, quanto de funcionários que compõem a parte mais operacional da empresa.

A empresa pode ajustar essas falhas investindo na melhoria da cultura de comunicação, utilizando de forma mais precisa e estratégica as algumas ferramentas para alinhar a comunicação com o público interno. como por exemplo: Jornal Mural, e-mail marketing, intranet e treinamentos. Espera-se que estratégias bem desenvolvidas sejam capazes de transmitir a real cultura da empresa aos colaboradores.

Mas os colaboradores também podem fazer sua parte individualmente. Alguns exemplos práticos para melhorar a comunicação no trabalho é desenvolver a capacidade de ouvir e aceitar/dar feedbacks, buscar desenvolver a empatia e quaisquer outras habilidades que melhorem os relacionamentos interpessoais.