Gestão de tempo: um aliado à produtividade profissional

 

Muito trânsito, muita correria, muitas atividades, muitas pendências, muitas responsabilidades. Nos deparamos com ao menos dois desses termos ao longo do nosso dia a dia. E muitas vezes consideramos que isso ocorre somente quando relacionado aos compromissos profissionais. Mas é preciso considerar que a gestão de tempo fora do ambiente profissional pode afetar a produtividade dentro do trabalho, tanto negativa quanto positivamente. Ou seja, se tiveres uma rotina mal administrada em quaisquer uns dos ambientes, os demais também serão afetados, e as atividades tornam-se “muitas” para um dia só.

Para termos uma qualidade de vida em ascensão, uma boa gestão de tempo é essencial. E qualidade no desenvolvimento profissional, é um item muito importante a se considerar dentro de todo o contexto do nosso dia.

Ferramentas de gestão de tarefas, muito utilizadas nas empresas (para desenvolvimentos de projetos), podem ser utilizadas também para fins pessoais. Assim, é possível obter mais atenção e dedicação ao que se faz no presente, levando em consideração de que há um planejamento para as demais tarefas (familiares, de estudos, etc) em outros horários do dia. Isso se torna um diferencial, para obter uma performance e produtividade melhor no ambiente corporativo.

Ter um bom planejamento dentro e fora do ambiente de trabalho, pode te ajudar também a eliminar tarefas supérfluas, que muitas vezes acabamos nos dedicando à elas por não entender a ordem ideal das tarefas, e outras mais importantes ficam “espremidas” em poucas horas no final do dia, quando o cansaço já se faz presente.