O reconhecimento gera engajamento

Empresas de grande porte costumam investir em treinamento de recursos humanos para obter engajamento dos colaboradores, assim como em comunicação interna. Mas para empresas de pequeno e médio porte, com recursos financeiros reduzidos para investir em treinamentos, como melhorar o engajamento do público interno? Uma boa prática para conseguir isso é: saiba reconhecer a dedicação do colaborador.

Essa prática deve ser cultural da empresa. Não adianta a mesma repassar esse discurso aos líderes, para que eles o façam em suas equipes, se ela mesma não têm essa prática com os que estão em cargos de gestão.

Dependendo do projeto em que a equipe se encontra, a rotina do ambiente de trabalho pode ser exaustiva. É preciso motivação para transpor os obstáculos. Mas não é necessário agradar ou oferecer bonificações constantes para manter o colaborador motivado, pequenos ações de reconhecimento do seu esforço mostram à ele o quanto está valendo a pena enfrentar certos desafios. E consequentemente, pode gerar um ciclo de engajamento do colaborador para com a empresa.